Eventos

> >

< ANTERIOR EVENTOS SEGUINTE >

2018-10-02 - 2018-10-04


V Colóquio Internacional: Os Jovens e Movimentos Globais

Anfiteatro VII - Universidade dos Açores

Perante a crescente incerteza social e o fundamentalismo dos mercados que atomiza as pessoas e enfraquece o sentido da responsabilidade para com os outros; o brusco agravamento das alterações climáticas e o perigo dos riscos manufacturados (Giddens & Beck, 2000); as lutas geopolíticas e aumento acentuado de migrações do Sul para o Norte; o ressurgimento da retórica de extrema-direita e dos nacionalismos desencadeados por uma cultura do medo – encontramos, todavia, um discurso de ruptura e novas forças de ação cívica que florescem num quadro de resistência alternativo, agora à escala mundial. Estes movimentos globais são essencialmente produto da desterritorialização (Bell et al., 1999), da nova sociedade em rede (Castells, 1997) e de um projeto comum de atores plurais que definem as suas causas como globais e organizam campanhas de protesto que atingem mais de uma nação e/ ou organizações governamentais e não-governamentais internacionais. Os sujeitos colectivos dos movimentos globais (McDonald, 2006 & Wieviorka, 2008), em oposição aos protagonistas dos movimentos sociais de meados dos anos 60 e 70, deixam de ter um Estado-nação como referência. Deste modo, há que reconhecer que a morfologia das novas lutas sociais, embora arquitectada por uma nebulosa massa de atores globais (Wieviorka, 2008), tem vindo a contribuir para uma ação diferente de resistência conjunta não institucional e a reforçar a criação de uma nova Öffentlichkeit (esfera pública) transnacional (Beck, 1986).

O Colóquio Internacional Os Jovens e Movimentos Globais tem, deste modo, como objetivo refletir sobre a participação cívica e intervenção política dos Jovens numa esfera pública transnacional a partir de três painéis subordinados aos temas:

I. Movimentos Sociais e Cidadania
II. Associativismo e Igualdade
III. Ativismo e Sustentabilidade

Oradores Convidados:

Lawrence J. Friedman: historiador da Universidade de Harvard que trabalha no âmbito da Mind-Brain-Behavior Initiative. Já escreveu oito livros académicos, incluindo estudos da The Menninger Clinic e de Erik Erikson, para além de mais de cinquenta artigos científicos. Friedman lecionou em onze países e foi nomeado para International Writer of the Year em 2003 pelo International Biographical Centre (Londres). Em fevereiro de 2013, a editora Columbia University Press publicou o seu livro “The lives Of Erich Fromm: love’s prophet”, que é a primeira biografia de Fromm baseada numa pesquisa documental ao nível global. A Universidade de Columbia nomeou-a para o Prémio Pulitzer na categoria de Biografia e para o National Book Award. Friedman encontra-se atualmente a trabalhar num outro livro provisoriamente intitulado “Compassionate globalism: the “One World” movement.

Donatella Della Porta: reputada cientista política italiana, é professora de ciência política, reitora do Instituto de Ciências Sociais e Humanas e Diretora do Programa PD em Ciência Política e em Sociologia na Scuola Normale Superiore em Florença, onde também dirige o Centro de Estudos dos Movimentos Sociais. É sobretudo conhecida pela sua pesquisa nas áreas dos movimentos sociais, violência política, terrorismo, corrupção, polícia e policiamento de protesto. Dirigiu um importante projeto de ERC Mobilizando para a Democracia, sobre a participação da sociedade civil em processos de democratização na Europa, Oriente Médio, Ásia e América Latina. Em 2011, foi destinatária do Prémio Mattei Dogan por trabalhos relevantes no campo da sociologia política. É doutora honorária das universidades de Lausanne, Bucareste e Gotemburgo e autora de 85 livros, 130 artigos de revistas e 127 contribuições em volumes editados.

Elísio Estanque: foi ativista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Frequentou o ISCTE entre 1981-1985, ano em que concluiu a licenciatura em Sociologia e ingressou, como assistente, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, passando a integrar também a equipa do Centro de Estudos Sociais da mesma universidade. Desde então tem lecionado, investigado e publicado sobre temas como classes e desigualdades sociais, sociologia da empresa e das relações laborais sindicalismos, juventude e movimentos sociais. Doutorou-se na Universidade de Coimbra, em 1999, como uma tese sobre a indústria do calçado, baseada na observação participante numa fábrica do sector (publicada sob o título Entre a Fábrica e a Comunidade, editora Afrontamento, 2000). Mais recentemente, publicou o livro A Classe Média: Ascensão e Declínio, na coleção de ensaios da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Sasha Costanza-Chock: investigadora e ativista, é atualmente professora associada de media cívica no Institute of Technology em Massachusetts. Está afiliada ao Centro Berkman-Klein for Internet & Society da Universidade de Harvard, da MIT Open Documentary Lab, do MIT Center for Civic Media e foi a criadora do MIT Codesign Studio. Os seus trabalhos centram-se nas áreas dos movimentos sociais e da justiça nos media. É membro do conselho de administração da Allied Media Projects e líder da Research Action Design, uma cooperativa que usa a pesquisa comunitária, o desenvolvimento de tecnologia e o design colaborativo para construir a força dos movimentos sociais.

Comissão Organizadora:

Professora Doutora Gilberta Pavão Nunes Rocha
Coordenadora Cientifica
Observatório da Juventude dos Açores

Professora Doutora Pilar Damião de Medeiros
Coordenadora Cientifica
Observatório da Juventude dos Açores

Professor Doutor Rolando Lalanda Gonçalves
Coordenador Executivo
Observatório da Juventude dos Açores

 

 



Portal do Governo dos Açores Direção Regional da Juventude Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores


© Todos os Direitos Reservados - 2020

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER NOVIDADES

O Observatório
Apresentação
Objetivos
Atividades
Parcerias
Estrutura
Contactos
Links
Publicações
Referências Bibliográficas
Working Papers
Breves Ensaios
Estatísticas
Dados Estatísticos
Conceitos
Relatórios do Serviço Regional de Estatísticas dos Açores
Info Juvenil
Educação e Formação
Empreendedorismo e Criatividade
Emprego e Trabalho
Habitação
Outros Programas de Juventude
Programas Europeus
Apresentação
Programas de apoio
Rede de informação
Notícias
Multimédia
Vídeos