Notícias

< ANTERIOR SEGUINTE >

Comissão dá início a trabalhos para proclamar 2022 como Ano Europeu da Juventude

Observatório de Juventude dos Açores - OJA - Comissão dá início a trabalhos para proclamar 2022 como Ano Europeu da Juventude

Na sequência do anúncio feito pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso de 2021 sobre o estado da União, a Comissão adotou hoje a sua proposta formal de proclamação de 2022 como Ano Europeu da Juventude. A Europa precisa da visão, do empenho e da participação de todos os jovens para construir um futuro melhor, mais ecológico, mais inclusivo e digital. Com esta proposta, a Europa esforça-se por oferecer aos jovens mais e melhores oportunidades para o futuro. A Comissão está igualmente a publicar o seu mais recente relatório da UE sobre a juventude, que apresenta uma panorâmica da situação dos jovens europeus em matéria de educação, formação, aprendizagem, emprego e participação cívica e política.


Com o Ano Europeu da Juventude, a Comissão tenciona, em cooperação com o Parlamento Europeu, os Estados-Membros, as autoridades regionais e locais, as partes interessadas e os próprios jovens: 



  • honrar e apoiar a geração mais sacrificada durante a pandemia, dando-lhe novas esperanças, força e confiança no futuro, salientando a forma como as transições ecológica e digital oferecem perspetivas e oportunidades renovadas;

  • incentivar todos os jovens, especialmente aqueles com menos oportunidades, provenientes de meios desfavorecidos, de zonas rurais ou remotas, ou pertencentes a grupos vulneráveis, a tornarem-se cidadãos ativos e agentes de mudança positiva;

  • promover as oportunidades oferecidas pelas políticas da UE aos jovens para apoiar o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional. O Ano Europeu da Juventude será acompanhado pela implementação bem-sucedida do NextGenerationEU no que diz respeito à criação de empregos e de oportunidades de educação e de formação de qualidade. e

  • inspirar-se nas ações, na visão e nas perspetivas dos jovens para reforçar e dinamizar o projeto comum da UE, com base na Conferência sobre o Futuro da Europa.


A Comissão está atualmente a desenvolver o seu programa de atividades, para o qual todas as partes interessadas serão convidadas a apresentar as suas ideias e propostas. Nos próximos dias, será lançado um inquérito específico no Portal da Juventude. Em conjunto com outras instituições da UE, os Estados-Membros, organizações da sociedade civil e jovens, a Comissão irá organizar uma série de atividades ao longo do ano, a nível europeu, nacional, regional e local e ponderar novas iniciativas. O âmbito das atividades contemplará temas que afetam principalmente os jovens, seguindo as prioridades salientadas nos Objetivos para a Juventude, como a igualdade e a inclusão, a sustentabilidade, a saúde mental e o bem-estar, e o emprego de qualidade. As atividades contarão com a participação de jovens de fora da UE. Os Estados-Membros são, por conseguinte, convidados a nomear um coordenador nacional responsável pela organização da sua participação no Ano Europeu da Juventude.


A proposta da Comissão será agora debatida pelo Parlamento e pelo Conselho, tendo em conta os pareceres do Comité Económico e Social Europeu e do Comité das Regiões. Os eventos e as atividades deverão ter início em janeiro.


Declarações dos membros do Colégio de Comissários:


A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: «A pandemia privou os jovens de muitas oportunidades — para se reunirem e fazerem novos amigos, para experimentarem e explorarem novas culturas. Embora não possamos devolver-lhes esse tempo, propomos hoje designar 2022 como Ano Europeu da Juventude. Do clima ao social e ao digital, os jovens estão no cerne das nossas políticas e prioridades estratégicas. Comprometemo-nos a ouvi-los, tal como estamos a fazer na Conferência sobre o Futuro da Europa, e queremos trabalhar em conjunto para moldar o futuro da União Europeia. A União será mais forte se abraçar as aspirações dos nossos jovens – alicerçada em valores e ousada na ação».


O vice-presidente da Promoção do Modo de Vida Europeu, Margaritis Schinas, declarou: «A nossa União é um espaço de liberdade, valores, oportunidades e solidariedade único no mundo. À medida que, juntos, sairmos mais fortes desta pandemia, o Ano Europeu da Juventude de 2022 irá promover estes princípios para e com as gerações mais jovens em toda a Europa. É nosso dever protegê-las e capacitá-las, uma vez que a sua diversidade, coragem e ousadia são essenciais para o nosso futuro enquanto europeus».


Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, afirmou: «O Ano Europeu da Juventude deve marcar uma mudança de paradigma na forma como incluímos os jovens nas políticas e na tomada de decisões. Os objetivos do Ano Europeu são ouvir os jovens, envolvê-los e promover oportunidades concretas a seu favor. Precisamos também de colmatar o fosso entre gerações. Hoje em dia, os jovens estão menos interessados nas formas tradicionais de participação, mas estão empenhados em lutar por aquilo em que acreditam e em envolver-se de maneiras diferentes. Este Ano pretende prestar homenagem aos jovens e reconhecer o seu empenho. Com esta decisão, damos início a um processo de cocriação com todas as partes interessadas que visa contribuir para o êxito da organização do Ano Europeu da Juventude». 


Contexto


O Ano Europeu da Juventude será acompanhado pelo NextGenerationEU, que reabre perspetivas para os jovens, inclusivamente em matéria de empregos de qualidade e oportunidades de educação e formação para a Europa do futuro, e apoia a participação dos jovens na sociedade.


O Ano Europeu da Juventude irá procurar obter sinergias e complementaridade com outros programas da UE orientados para a juventude em todos os domínios políticos — desde os programas de desenvolvimento rural centrados nos jovens agricultores até aos programas de investigação e inovação, e desde as políticas de coesão às ações relativas às alterações climáticas —, incluindo os programas da UE com um âmbito internacional ou de natureza transnacional.


Além disso, o Erasmus+ e o Corpo Europeu de Solidariedade dotados, para o atual período financeiro, de orçamentos de 28 mil milhões de EUR e de mil milhões de EUR, respetivamente, bem como a Garantia para a Juventude e a Iniciativa para o Emprego dos Jovens estão a criar novas oportunidades para os jovens. Ainda em 2022, será lançado um novo programa denominado ALMA para apoiar a mobilidade profissional transfronteiriça dos jovens desfavorecidos.


Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 é o quadro da UE para a cooperação em matéria de política da juventude. Este quadro apoia a participação dos jovens na vida democrática e visa garantir que todos os jovens participam na sociedade. O Diálogo da UE com a Juventude está no cerne destes esforços.


Por último, a Conferência sobre o Futuro da Europa, que tirará as suas conclusões também em 2022, assegura que os pontos de vista e as opiniões dos jovens sobre o futuro da nossa União são ouvidos. Um terço dos participantes nos painéis de cidadãos europeus e dos representantes dos painéis nas reuniões plenárias da Conferência são também jovens, e o presidente do Fórum Europeu da Juventude também participa nas reuniões plenárias.


Para mais informações


Relatório da UE sobre a Juventude


Portal Europeu da Juventude

2021-10-14 16:46:14, por Observatório da Juventude dos Açores



 
Portal do Governo dos Açores
Universidade dos Açores


© Todos os Direitos Reservados - 2024

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER NOVIDADES

O Observatório
Apresentação
Objetivos
Atividades
Parcerias
Estrutura
Contactos
Links
Publicações
Referências Bibliográficas
Working Papers
Breves Ensaios
Estatísticas
Dados Estatísticos
Conceitos
Relatórios do Serviço Regional de Estatísticas dos Açores
Info Juvenil
Educação e Formação
Empreendedorismo e Criatividade
Emprego e Trabalho
Habitação
Outros Programas de Juventude
Programas Europeus
Apresentação
Programas de apoio
Rede de informação
Notícias
Multimédia
Vídeos