Notícias

< ANTERIOR SEGUINTE >

Dia da Internet mais Segura 2022: Juntos por uma melhor Internet

Observatório de Juventude dos Açores - OJA - Dia da Internet mais Segura 2022: Juntos por uma melhor Internet

Hoje, dia 8 de Fevereiro, é o Dia da Internet Segura que é celebrado no mundo inteiro com o tema “Juntos por uma melhor Internet”.


Esta iniciativa é promovida pela União Europeia através dos Centros de Internet Segura em todos os Estados Membros e tem como objetivo chamar os jovens, pais, encarregados de educação, professores, decisores políticos, e representantes de indústrias ou organizações para se juntarem nos seus países e desempenharem o papel co-criadores de um melhor mundo online, especialmente para as crianças e jovens.


O Vice-Presidente, Dubravka Šuica afirmou:


As crianças brincam, criam, aprendem, interagem e expressam-se num ambiente de rede online desde tenra idade. As tecnologias digitais permitem as crianças fazerem parte de movimentos globais e desempenharem o papel de cidadãos ativos. Consequentemente, os direitos de cada criança devem ser respeitados, protegidos e concretizados igualmente no espaço online.


O Comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, acrescentou:


O mundo digital deverá ser um mundo positivo e seguro para as crianças e jovens. Tal como nós capacitamos as nossas crianças e jovens com as qualidades básicas necessárias para eles conduzirem as suas bicicletas no trânsito de forma segura, nós estaremos preparando as crianças com as competências necessárias para navegarem no mundo da internet de forma segura.


De forma a garantir que a Estratégia para uma melhor Internet para as Crianças, adotado em 2012, está digitalmente apta para a idade, a Comissão Europeia irá propor nesta primavera uma nova estratégia para apoiar as competências digitais, garantindo as experiências para a idade apropriada, e promovendo a participação das crianças. A estratégia tem influenciado políticas nacionais na maioria dos Estados Membros da União Europeia e em ações sobre tópicos como notícias falsas (fake news), cyberbulling ou exposição a conteúdos violentos que chegam a milhares de escolas e jovens mas também a pais e professores todos os anos.


Salas de aula mais bem equipadas e professores devidamente formados digitalmente, assim como um ambiente digital seguro para as crianças fazem parte dos princípios e direitos digitais propostos em Janeiro na declaração que servirá de guia para a transformação digital na União Europeia.


Uma plataforma para uma melhor Internet para as crianças, uma base de dados Pan-europeia, permitirá às crianças, pais e educadores obterem informações valiosas, guias e ferramentas para melhorar os desafios da internet. 


A Comissão Europeia lançou em 1999 o programa Safer Internet, a que se seguiu em 2005 o programa Safer Internet Plus, com o objetivo de dinamizar projetos dos Estados Membros para promoção da utilização segura da Internet.


Em Portugal, e no âmbito do programa Safer Internet, a Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, através da Equipa de Missão Computadores, Redes e Internet do Ministério da Educação (DGIDC-CRIE), desenvolveu, em 2004, o projeto Seguranet, para a promoção de uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário. Uma das orientações estratégicas do programa de ação LigarPortugal, adotado pelo Governo em Julho de 2005, era “Assegurar a Segurança e a Privacidade no Uso da Internet“, mais especificamente “garantir que todos, e em particular as famílias, dispõem de instrumentos para proteção de riscos que possam ocorrer no uso da Internet e têm informação sobre como os utilizar”.


O projeto Internet Segura contribui para a concretização desta orientação estratégica. Este projeto é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que também envolve a Direção Geral da Educação do Ministério da Educação, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal. Após avaliação e aprovação da candidatura do projeto apresentada ao programa europeu Safer Internet Plus, o respetivo contrato entre o consórcio e a Comissão Europeia foi assinado em Junho de 2007. Em Janeiro de 2011, a então Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (atualmente integrada no IPDJ) passou a integrar o Consórcio Internet Segura, ficando responsável pela Linha Ajuda - serviço que iniciou funções em 1 de Junho de 2011.


A integração e implementação da helpline nos serviços já disponibilizados pelo Consórcio resulta da candidatura em 2010 ao Programa Safer Internet com a proposta "Centro Internet Segura Portugal".


Para mais informações, por favor, queira consultar: https://www.internetsegura.pt/ e, ou https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/news/safer-internet-day-2022-together-better-internet

2022-02-08 10:22:51, por Observatório da Juventude dos Açores



 
Portal do Governo dos Açores
Universidade dos Açores


© Todos os Direitos Reservados - 2024

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER NOVIDADES

O Observatório
Apresentação
Objetivos
Atividades
Parcerias
Estrutura
Contactos
Links
Publicações
Referências Bibliográficas
Working Papers
Breves Ensaios
Estatísticas
Dados Estatísticos
Conceitos
Relatórios do Serviço Regional de Estatísticas dos Açores
Info Juvenil
Educação e Formação
Empreendedorismo e Criatividade
Emprego e Trabalho
Habitação
Outros Programas de Juventude
Programas Europeus
Apresentação
Programas de apoio
Rede de informação
Notícias
Multimédia
Vídeos