FONTE: INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE), CENSOS 2011
Ao nível do estado civil dos jovens residentes na RAA (com idades compreendidas entre os 15 e os 34 anos) , regra geral, a larga maioria dos jovens de cada ilha enquadra-se na condição de solteiro, seguindo-se a condição de casado, o estado civil de divorciado e uma pequena franja da população jovem residente de cada ilha encontra-se na situação de viúvo, à excepção da ilha de Santa Maria que não apresenta jovens residentes nesta condição de viuvez. Por sua vez, o Corvo é a única ilha onde a percentagem de viúvos (1,7%) ultrapassa a percentagem de jovens residentes divorciados (0.8%).
A percentagem de jovens residentes solteiros na ilha de Santa Maria corresponde a 68,9% daquela população jovem, seguindo-se os jovens casados (27,3%), e os indivíduos divorciados que representam 3,8 da população jovem residente na ilha.
Na ilha de São Miguel, a população jovem residente está representada por 62,9% de indivíduos solteiros, seguindo-se 33,6% de jovens casados, 3,3% de indivíduos divorciados, e 0,2% de jovens viúvos.
Em relação à ilha Terceira, a percentagem da população jovem residente corresponde a 67,1% de indivíduos solteiros, 28,9% de jovens casados, seguindo-se 3,9% de indivíduos divorciados, e 0,2% de jovens viúvos.
A ilha da Graciosa encontra-se representada por 65,1% de jovens residentes na condição de solteiros, 31,8% de indivíduos casados, seguindo-se 3,0% da população jovem residente na condição de divorciado, e 0,2% dos jovens residentes correspondem à situação de viúvos.
Na ilha de São Jorge, a percentagem de jovens residentes solteiros corresponde a 71,0%, seguindo-se os indivíduos casados (26,1%), os jovens na condição de divorciado (2,8%), sendo que apenas 0,1% da população jovem residente nesta ilha se encontra na situação de viuvez.
Quanto à ilha do Pico, os jovens solteiros residentes representam 69,2%, seguindo-se indivíduos casados (26,8%), os jovens divorciados (3,9%), sendo que 0,2% da população jovem desta ilha corresponde a indivíduos viúvos.
A juventude residente na ilha do Faial está representada por 66,7% de jovens residentes solteiros, seguindo-se 29,0% de indivíduos casados, sendo 4,1% correspondente a jovens divorciados, e 0,1,% de indivíduos viúvos.
Na ilha das Flores, a percentagem de jovens residentes distribui-se por 69,1% de indivíduos solteiros, seguindo-se 24,1% de jovens casados, 6,2% de jovens residentes em situação de divorciados, e 0,6% de cidadãos viúvos.
Em relação à ilha do Corvo, a percentagem de jovens residentes está representada por 73,6% de indivíduos solteiros, seguindo-se 24,0% de cidadãos casados, 1,7% de jovens viúvos, e 0,8% de indivíduos divorciados.