A relação dos jovens com os Media tem vindo nos últimos anos a sofrer profundas mutações, através dos usos das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC), que estão na origem de novas representações e práticas sociais e de novos estilos e modos vida. Com efeito, as novas formas de consumo de notícias, de participação política e cívica, de relacionamento (redes sociais, aplicações para obter e gerir contactos...), de mediação social, cultural e política tem um profundo impacto nas culturas juvenis.
A pluralidade das dinâmicas relacionais e identitárias e as novas formas de sociabilidade induzidas pelos consumos dos diferentes Media, através dos diferentes dispositivos tecnológicos existentes (computador, smartphone, tablet ...), permitem abordar, através de uma nova perspetiva as culturas juvenis a partir dos processos sociais e culturais que estão na base da construção social da realidade (Berger) tanto nos múltiplos contextos de inserção social dos jovens (família, escola, organizações, associações, grupos ...) como nos movimentos sociais políticos e culturais em que se encontram envolvidos.
Neste sentido e para discutir as dinâmicas sociais e culturais juvenis que incorporam e a transformam as novas tecnologias da informação e comunicação o Observatório da Juventude dos Açores organiza nos dias 6 e 7 de Dezembro um Colóquio Internacional subordinado ao tema “Os jovens e os consumos de media”.
Programa: https://www.facebook.com/sociologia1996uac/photos/pb.1065765590126645.-2207520000.1479919334./1217327621637107/?type=3&theater