Notícias

< ANTERIOR

O que pensa a juventude dos Açores sobre a democracia e a política? Observatório da Juventude dos Açores está a realizar estudo sobre literacia e a participação democrática dos Jovens Açorianos

Observatório de Juventude dos Açores - OJA - O que pensa a juventude dos Açores sobre a democracia e a política? Observatório da Juventude dos Açores está a realizar estudo sobre literacia e a participação democrática dos Jovens Açorianos

Encontra-se a decorrer, durante o ano de 2023, o projeto de estudo “Literacia e Participação Democrática dos Jovens Açorianos”, no Observatório da Juventude dos Açores (OJA), em parceria entre o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade dos Açores e o Governo da Região Autónoma dos Açores. 


O estudo procura compreender tipos e níveis de literacia democrática dos jovens açorianos, dos 12 aos 30 anos, bem como a sua literacia digital. O estudo irá focar quatro principais temáticas, com o objetivo de compreender as representações e as práticas dos jovens açorianos sobre: a) a literacia democrática (cultura democrática em torno de instância políticas internacionais e nacionais); b) a identidade regional (níveis de literacia em torno do sistema política regional); c)  a participação política “convencional” e “não convencional” (cívica e online) dos jovens e, por fim, d) a literacia digital/nas redes sociais. Será realizado um estudo extensivo, com uma abordagem quantitativa, junto de uma amostra representativa da população de jovens açorianos entre os 12 e os 30 anos.


O investigador responsável é o Prof. Doutor Fernando Diogo e o estudo está a ser realizado no âmbito do CICS.UAc - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, da Universidade dos Açores.


Para mais informações contacte: Prof. Doutor Fernando Diogo (fernando.ja.diogo@uac.pt).

2023-07-27 10:03:16, por Observatório da Juventude dos Açores



 
Portal do Governo dos Açores
Universidade dos Açores


© Todos os Direitos Reservados - 2024

 

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER PARA RECEBER NOVIDADES

O Observatório
Apresentação
Objetivos
Atividades
Parcerias
Estrutura
Contactos
Links
Publicações
Referências Bibliográficas
Working Papers
Breves Ensaios
Estatísticas
Dados Estatísticos
Conceitos
Relatórios do Serviço Regional de Estatísticas dos Açores
Info Juvenil
Educação e Formação
Empreendedorismo e Criatividade
Emprego e Trabalho
Habitação
Outros Programas de Juventude
Programas Europeus
Apresentação
Programas de apoio
Rede de informação
Notícias
Multimédia
Vídeos